Como vender decoração em tempos de crise

Está encontrando dificuldades em vender decoração nesse período de crise em que estamos vivendo? Com certeza a Covid-19 afetou não somente a saúde mental e física das pessoas como também muitos negócios.

A pandemia se alongou mais do que esperávamos e sabemos o quanto o momento é delicado, mas não podemos deixar nossos negócios desandarem, pois dependemos deles.

No início, a maioria das empresas não sabia como reagir a esse momento, mas o tempo foi passando e elas precisaram inovar e pensar em novas estratégias a serem aplicadas para não ficarem para trás ou até então para não fecharem as portas.

Por isso nós daremos algumas dicas para você, lojista de decoração, poder implementar em sua loja e vender mais nesse momento de crise em que estamos passando. Boa leitura!

1. Mostre como o ambiente afeta a nossa saúde mental

Na pandemia, a saúde mental das pessoas foi afetada de diversas maneiras, com o isolamento social, lockdown, negócios instáveis e com a saúde incerta das pessoas, os níveis de ansiedade, depressão e estresse aumentaram bastante.

Por isso é tão importante nos cuidarmos para não entrarmos nesse grupo de pessoas que estão sofrendo esses transtornos. O estresse e a ansiedade tendem a diminuir em ambientes em que nos sentimos acolhidos e a decoração tem grande participação na composição de ambientes agradáveis e aconchegantes.

Faça com que os seus clientes entendam essa importância e queiram investir na decoração de seu ambiente para o próprio bem-estar. Uma forma de fazer com eles saibam disso é por meio das redes sociais fazendo posts para o feed ou para os stories do Instagram e Facebook da sua loja. Além disso, você poderá orientar os seus clientes que forem até a sua loja fazer compras.

2. Um home office agradável é mais produtivo

O home office virou uma necessidade e só tende a aumentar cada dia mais. Muitas empresas adaptaram o trabalho de seus funcionários para essa modalidade que no momento de pandemia é a mais segura, pois dessa maneira propicia a diminuir da circulação do vírus nas empresas.

Tendo que mudar a forma de trabalho, as pessoas levaram o escritório para dentro de casa o que faz que passem a maior parte do tempo fechados nesse ambiente. Para tornar essa mudança menos impactante é importante criar um local de trabalho agradável onde possam se sentir bem mesmo na hora de trabalhar.

Mostre para os seus clientes como é importante deixar um espaço reservado para trabalhar dentro de casa e como a decoração, a organização e um ambiente adequado influencia positivamente no trabalho. Também é importante enfatizar que nos tornamos mais produtivos em ambientes agradáveis.

Outra tendência em alta é o cloffice, que é a junção de office (escritório) + closet (armário) para quem não tem muito espaço e não dispõe de um cômodo somente para o escritório. Mesmo assim, esse espaço pequeno pode ficar lindo e organizado ajudando a saúde mental de quem está trabalhando nele.

3. Faça vendas online

Muitas pessoas estão com medo de sair de casa ou estão em quarentena, e é nesse momento que devemos utilizar a internet a nosso favor.

As vendas online aumentaram muito e tendem a não parar por aí. Vender online está cada vez mais comum entre os lojistas de todos os setores e no comércio de decoração não é diferente. Os consumidores buscam a praticidade de poder comprar e receber os produtos em casa.

Além disso você poderá fazer vendas enquanto tudo estiver fechado, em períodos de lockdown ou fora do seu horário de atendimento.

4. Aposte nas redes sociais

Utilize as redes sociais para promover as suas vendas ou até mesmo finalizá-las. Se você ainda não possui uma rede social atualizada, está na hora de mudar isso.

Anuncie os seus produtos no Facebook, Instagram ou outra rede que a sua loja possua, pois essa é sua vitrine virtual e os clientes pesquisam muitas coisas na internet mesmo se for para finalizar a compra pela sua loja física.

Poste fotos atrativas e que valorizem os seus produtos, divulgue as promoções, ofereça a opção de delivery e se possível finalize as suas compras online também.

5. Invista em uma loja online

Para quem ainda não tem uma página para sua loja física, essa é uma ótima hora para implementá-la e tirar a ideia do papel. O faturamento dos e-commerces cresceu 73,88% em 2020, enquanto o do varejo físico acabou diminuindo em relação aos anos anteriores.

Além desse campo só ascender, você pode atingir muito além da sua posição geográfica hoje. Se hoje você só atende pessoas da sua cidade e região, com a loja online você poderá atender o Brasil inteiro, ou a região que você delimitar. Pesquise mais sobre essa área e sobre como implementar, pode ser uma ótima ideia para você!

6. Faça Live Commerce

Outra estratégia que está muito em alta e várias lojas de decoração já estão colocando em prática é a realização de live commerce, que consiste em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, com a finalidade de vender os seus produtos.

Para saber mais sobre o live commerce clique aqui, nós fizemos um post aqui no blog explicando detalhadamente como funciona.

7. Utilize o WhatsApp Bussiness

As vendas por WhatsApp estão bombando. Se você já tem o contato dos seus clientes, então por que não oferecer produtos para eles?

Faça uma lista de transmissão e envie mensagens para todos seus contatos. Ou então envie mensagens personalizadas para cada cliente seu. O WhatsApp Bussiness hoje é uma necessidade para as empresas que desejam crescer e se comunicar rapidamente com seus clientes.

Você consegue criar etiquetas para segmentar as suas conversas, consegue adicionar mensagens automáticas e também colocar os dados do seu comércio, como endereço, horário de atendimento e catálogo.

8. Estruture sua equipe de vendas

Agora é hora de estruturar suas vendas e montar um planejamento para o seu negócio. Crie metas juntamente com o seu time e faça estratégias para que vocês consigam atingi-las.

Mude a forma de pensar e como vocês trabalhavam, é hora de inovar e fazer diferente do que vocês faziam antes, afinal o mercado está mudando bastante e você precisa evoluir com a crise.

E aí, quais dessas dicas você já vem utilizando ou vai passar a utilizar? Deixe um comentário aqui contando para gente!

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