A influência das cores no ambiente

Muitas pessoas ainda não acreditam na influência das cores nas nossas emoções, mas há estudos que comprovam o impacto das cores nos mais variados ambientes. Até mesmo as marcas grandes e famosas utilizam as cores para estimular o consumo de seus produtos. E na decoração isso não é diferente, as cores presentes no ambiente podem ter impactos muito positivos (quando bem escolhidas) sobre o bem estar de quem habita ou frequenta determinado espaço.

Branco

Essa cor vem sempre ligada aos sentimentos de paz, tranquilidade e equilíbrio. Mas muito mais do que isso, é uma grande aliada da arquitetura para auxiliar na amplitude e luminosidade do espaço.

É indicada para qualquer ambiente, mas não precisa necessariamente ser utilizada como cor dominante na decoração. É muito aplicada nas decorações minimalistas e design escandinavo.

Preto

Além de ser uma cor sofisticada, o preto remete a assertividade e reforça a ideia de personalidade decidida e segura. Traz sobriedade e elegância aos espaços, e se combinada com o branco pode criar ótimos efeitos de sombra e luz.

Possui a propriedade de absorver quase todos os raios luminosos que incidem sobre ela, sejam os raios solares ou provenientes da iluminação do meio, isso faz que ele crie um ambiente mais quente (literalmente)

Cinza

Essa cor é uma tendência que está super em alta na decoração. Se encontra entre a luz e a sombra, e por isso não possui fortes influencias sobre as emoções, podendo ser combinada com todos os outros tons. Também é uma cor ligada à sobriedade do espaço, mas se usada exageradamente pode causar sensação de monotonia.

Vermelho

Confiança, paixão e amor são as palavras que resumem essa cor. Ótima para criar um ambiente com muita energia, por isso ela pode ser utilizada em quartos.

Estimula diferentes sensações dependendo do seu grau de saturação. Os tons mais escuros dão a ideia de seriedade e respeito, enquanto os tons mais claros tendem a ser mais provocantes e até mesmo causarem a impressão de afeto.

Cuidado, pois se usada em excesso pode causar cansaço visual e sobrecarregar o espaço.

Azul

Responsável por um maior equilíbrio do estado emocional, o azul tem o poder de acalmar, pode causar a sensação de paz e serenidade. No ambiente ele ajuda a aliviar as sensações de calor em épocas quentes, é uma ótima opção para quartos.

Marrom

Emocionalmente é capaz de transmitir amadurecimento, vitalidade e resistência e dependendo do tom ou quantidade pode transmitir conforto ao ambiente.

Na arquitetura ela promove uma harmonia estética e visual. Tem a opção de ser aplicada em madeira natural, criando um ambiente mais rústico e com a ideia de conforto. Pode ser aplicada em ambientes que exijam concentração, e é muito observada em escritórios e bibliotecas.

Laranja

Por ser uma cor quente ela remete à ideia de intensidade e ambiente energético. Também está ligada à criatividade, pois é considerada um estimulante físico e mental, abrindo a mente para novas ideias. Mas deve ser utilizada com cautela nos projetos, pois pode causar agitação.

Amarelo

Considerada uma cor quente ela é ligada às sensações de calor, ânimo, vivacidade, otimismo e poder. O amarelo estimula o apetite e a criatividade, ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera energética sem ser cansativa.

Apresenta um aspecto menos agressivo e intenso que o vermelho e o laranja, tanto visualmente quanto em seu impacto nas emoções. Mas cuidado, pois se usada em exagero pode causar desconforto visual.

Verde

Ligada à saúde e bem-estar, representa a vida. Melhora a concentração, o relaxamento e o equilíbrio. Além de serem indicadas para escritórios e home office, também pode ser aplicada em locais que pedem um pouco de calma.

Roxo

Essa cor é ligada à espiritualidade e introspecção, pode levar a um estado de consciência profundo. Usar em ambientes calmos pode promover uma sensação de relaxamento, mas pode ter um efeito melancólico se usada em excesso. Indicada para espaços destinados a meditação ou em quartos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s