A importância de dar uma pausa na rotina

Você sabia que dar uma pausa no que estamos fazendo para esclarecer as ideias é tão importante quanto produzir no trabalho?

Quem aí tem uma rotina de trabalho corrida? Muitas vezes ficamos tão focados trabalhando de manhã, de tarde e de noite que não tiramos um tempinho para nós mesmos. Por mais que tenhamos a ideia de estarmos sendo super produtivos (já que se vão muitas horas do nosso dia para essas atividades), alguns estudos científicos já comprovam que não fazer um intervalo ao longo do dia, além de ser nocivo para a saúde diminui os índices de produtividade.

Tirar um tempo para nós mesmos é uma atitude de autocuidado!

Pausa na rotina

Nem sempre percebemos, mas o excesso de atividades no dia a dia nos deixa emocionalmente cansados, e as pesquisas indicam que os níveis de estresse dos brasileiros estão muito altos, cerca de 72% de pessoas incluídas no mercado de trabalho sofrem de sobrecarga emocional.

O autocuidado é um assunto que está bem em alta nos dias atuais, isto porque os brasileiros têm o hábito de levar uma vida muito agitada e descansar muito pouco, o que acaba sendo prejudicial para a saúde.

É importante ficar claro que dar uma pausa para descansar não é o mesmo que procrastinar, afinal na procrastinação você acabará não produzindo nada. O ideal é fazer pequenas metas de produção e quando forem alcançadas o seu prêmio pode ser um tempinho de descanso para a cabeça! Assim ao longo do dia você conseguirá realizar o que precisa ser feito no trabalho sem aquele esgotamento mental de dias muito corridos.

Mas não vale burlar essa regra ein? Afinal as metas são importantes para que a pausa não vire a famosa procrastinação e cause mais estresse no futuro.

Quando bem alinhadas, a produtividade + pausas para descanso podem trazer muito mais rendimento e qualidade de vida. Então tire um intervalo após o almoço, aproveite os finais de semana para relaxar e após o expediente deixe o trabalho no trabalho e aproveite o seu lar.

O que fazer na pausa?

Fizemos uma lista de ideias do que você pode fazer nessa pausa para desacelerar, mas o mais importante é que você separe um tempo só para você fazer coisas que te deixam feliz e tranquila.

  • Leia um livro;
  • Assista um filme ou uma série que você goste;
  • Faça meditação;
  • Se você tem um dom artístico, exercite-o! Pintar, desenhar, tocar um instrumento;
  • Tome um banho relaxante;
  • Faça ou peça uma comida que você adora e saboreie com tempo;
  • Escreva sobre seus sentimentos e suas ideias;
  • Escute sua banda preferida;
  • Faça um skin care;
  • Acenda uma vela e curta o momento…

Ou seja, se cuide!

Por que fazer a pausa?

Além de ser ótimo para a saúde física e mental, também é bom para melhorar o desempenho no trabalho. Tirar um tempinho para você traz vários benefícios, abaixo nós falamos sobre alguns deles:

1. Aumenta a produtividade

O descanso não é apenas mental, mas também físico. “Esfriar” a cabeça evita estresse, dores de cabeça e tensões musculares. Todos esses benefícios em conjunto colaboram para que a produtividade aumente, pois é muito mais fácil produzir qualquer tipo de trabalho quando estamos com a mente e corpo bem dispostos.

2. Ajuda a limpar a mente

Passar muito tempo fazendo as mesmas tarefas se torna desgastante e improdutivo, por isso parar um pouco para limpar a mente é fundamental!

Não adianta dar uma pausa se durante esse tempo você ficar pensando nas atividades que precisa concluir, recebendo notificações de e-mail ou conversando sobre trabalho com outras pessoas. Quando for fazer uma pausa certifique-se de desligar a cabeça dos assuntos do trabalho.

3. Ajuda na criatividade

Com a mente limpa começam a surgir novas ideias, afinal, uma mente cansada dificilmente irá produzir bons resultados. Além disso, livros, filmes, contato com outros ambientes e pessoas podem funcionar como ótimas fontes de inspiração para o surgimento de novas ideias.

4. Assertividade na tomada de decisões

Tomar decisões importantes de cabeça cheia não é a melhor escolha a se fazer. Na correria do dia a dia muitas vezes acabamos tomando decisões importantes por impulso e com isso nem sempre estaremos fazendo a coisa certa.

Tirar um tempo para fazer um intervalo vai ajudar a ponderar todos os lados de uma decisão e avaliar qual a melhor saída, tendo maiores chances de acerto e proporcionando mais segurança.

E aí, conseguimos te convencer que tirar um tempo para você é tão importante quanto produzir?!

Comente aqui embaixo o que você achou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s