Saiba como criar uma vitrine atrativa para a sua loja de decoração

Uma vitrine bem montada e decorada é uma ferramenta importantíssima para a sua loja. O primeiro contato do público com a sua marca acontece através de sua vitrine e é assim também, que muitas pessoas criarão um desejo pelas suas peças de decoração. Ter um bom design deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.

A vitrine

A vitrine é o local onde ficam os produtos com maior destaque da loja, afinal ela é o que convida o seu cliente a entrar e conhecer os demais produtos a venda.

Você já deve ter ouvido aquela expressão que diz “a primeira impressão é a que fica” e isso é a maior verdade quando estamos falando de vitrines. Às vezes uma pessoa que passaria desapercebida pela sua loja acaba se tornando um cliente pois conseguiu visualizar nos itens expostos algo que a interessou muito.

Quando o consumidor olhar para a sua vitrine e não se sentir atraído ele não sentirá necessidade de entrar na sua loja para conhecer o que mais você tem a oferecer, por isso os seus produtos com maior potencial devem estar a mostra no local com maior impacto para os clientes.

Há várias razões para começar a investir na sua vitrine agora mesmo! Dê uma olhada no que listamos para você fazer isto:

Por que ter uma vitrine atraente?

  • Mostrar a identidade da sua marca;
  • É a primeira impressão que a sua loja passa;
  • Os consumidores estão cada vez mais exigentes;
  • É uma boa ferramenta para converter mais pessoas em clientes;
  • Apresentar as novidades da sua marca;
  • Criar desejo pelas suas peças;
  • Convidar mais pessoas a conhecerem o interior da sua loja.

Como fazer uma vitrine chamativa?

1. Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo antes de começar a criar ou alterar a sua vitrine é definir qual público você deseja atingir. Qual a imagem o seu cliente gostaria de encontrar na sua loja? Qual o produto ele compraria? Qual é o seu diferencial em relação a outras lojas? Essas são perguntas que devem ser feitas antes de criar o design ideal para a sua vitrine.

Ninguém melhor do que você para procurar saber mais sobre os seus consumidores. Anote exatamente quais as características principais dos seus clientes, quais os produtos da sua marca eles mais consomem. Procure saber exatamente o que eles querem que você entregue e o que eles consideram como uma característica essencial para serem seus clientes.

E qual a melhor forma de fazer isso? Perguntando! Faça uma pesquisa com os seus consumidores e deixe tudo registrado.

2. Tenha um design que faça sentido

Agora que você já conhece os seus clientes é hora de mudar a sua vitrine. Comece pensando em um design bonito e que tenha conexão com a sua marca, afinal a sua vitrine deve transparecer a personalidade da empresa.

Não basta apenas investir e pagar caro para fazer mudanças na sua vitrine, se essas mudanças não estiverem em sintonia com o estilo da sua loja. Pense nisso antes de começar a fazer qualquer alteração.

O estilo da sua vitrine se conecta com o estilo de decoração que você vende?

3. Escolha as cores antes de iniciar

Escolher bem as cores que vão compor a sua vitrine faz muita diferença para ela se tornar atrativa. Antes de começar tudo é bom defini-las para não errar.

Conhecer o círculo cromático pode facilitar muito na hora de criar uma vitrine de decoração!

E se você ainda não estiver muito habituado a mexer com isso, aqui vai uma dica de ouro: selecione cores neutras e apenas uma cor mais chamativa para compor sua vitrine. Assim ficará mais fácil de acertar e ainda terá um ponto de cor que chamará atenção.

Uso de cores neutras na vitrine
Fonte: Magnolia
Vitrine em cores complementares
Fonte: Zara Home

4. Invista em uma boa iluminação

Pense na sua vitrine como o ambiente que os seus clientes visitarão antes de entrar na sua loja. A iluminação é um ponto fundamental para a criação de um ambiente aconchegante. O tom e a intensidade da luz são capazes de despertarem diferentes sensações, além de transformarem as peças decorativas em mais atrativas quando usadas sob a luz certa.

A cor da iluminação faz toda a diferença no espaço e deve estar de acordo com a sua proposta. As luzes amarelas passam um ar de conforto e permitem a sensação de aconchego, além de deixarem a vitrine mais sofisticada.

As brancas dão a sensação de movimento, agitação e de limpeza e por isso são indicadas para ambientes que demandam uma maior concentração e atenção do consumidor.

A direção e o foco das luzes também são pontos importantes, elas devem ser posicionadas a fim de valorizar os seus produtos decorativos.

5. Tenha equilíbrio

A quantidade e a organização dos produtos são muito importantes na hora de montar a sua vitrine.

Não coloque produtos demais a ponto de parecer um espaço bagunçado e também não coloque poucos produtos fazendo a sua loja parecer vazia e sem variedades.

Selecione as suas melhores peças para ficarem expostas e mantenha a vitrine sempre organizada, pensando na melhor disposição para os itens que serão apresentados.

6. Rotatividade

Mantenha a sua vitrine sempre atualizada com novidades! Os clientes não querem ver os mesmos produtos toda vez que passarem pela sua loja de decoração.

Uma pessoa pode passar diversas vezes na frente da sua loja durante a semana, porque ela pode estar no caminho diário de muitas pessoas. Alterar a vitrine pode ser uma boa oportunidade de mostrar as variedades da sua loja e de atrair mais clientes.

7. Alturas diferentes são muito importantes

Usar alturas diferentes na decoração dá sensação de movimento e torna a decoração menos entediante. Essa técnica é importante não somente na vitrine, como na loja como um todo.

Por isso está cada vez mais em alta usar livros e caixas na decoração, pois com eles podemos criar essa dinâmica e torna o ambiente mais interessante.

E se você ainda não tem esses objetos para ajudar você a fazer as alturas diferentes na sua decoração, uma boa dica é fazer cubos de MDF ou de acrílico para te ajudar na composição.

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