A importância de ter a sua casa com o seu estilo

Ter uma casa decorada é muito importante, mas o que a sua casa diz sobre você? A casa tem o poder de refletir a personalidade e os sentimentos de quem habita nela, por isso é fundamental ter a sua casa com o seu estilo.

Transformando casa em lar

Uma casa pode ser qualquer lugar que você passa uma temporada da sua vida, uma casa de férias ou mesmo a casa de seus amigos e familiares. Já o lar é muito mais do que isso, o lar é pessoal e está ligado aos sentimentos de abrigo e proteção, é um espaço construído a partir de uma íntima ligação com todos que moram ali.

O lar se conecta com os seus donos através dos detalhes e é nele onde devemos nos sentir seguros e acolhidos. O lar é uma casa com vida, como diz Lena Gino em um de seus poemas:

“Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias.

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela.

E reconhecer nela o seu lugar.”

Nós devemos nos reconhecer em nosso lar. A nossa casa deve ser o lugar para onde sempre queremos voltar depois de passar um tempinho ou uma temporada fora.

Mas não basta apenas ter uma casa confortável e acolhedora, além de refletir as suas emoções e sentimentos, ela também deve se adequar ao seu estilo de vida, pense na sua rotina e no que é importante para o seu dia a dia.

Em resumo, a nossa casa deve respeitar duas regras básicas:

  1. Expressar a nossa personalidade, sensações e emoções;
  2. Ser funcional e estar adequada à nossa rotina diária.

1. Casa com personalidade

Há várias formas de se expressar dentro da sua casa: através dos móveis, itens de decoração ou pintura das paredes. Mas você deve utilizar esses meios para expressar sentimentos e emoções reais e não para criar ambientes de capa de revista que talvez você não se sinta completamente realizada em morar depois de pronto.

Quando a sua identidade transparece no ambiente em que você habita você se sente melhor nele, isso é muito pessoal e individual e está ligado aos sentimentos, valores, memórias e sentidos que são únicos. Por isso deixe suas expectativas e emoções bem claras na hora de conversar com o profissional responsável pela decoração da sua casa.

É por meio da decoração que imprimimos as nossas vontades e os nossos valores pessoais ao ambiente. Mas como fazer isso?

Faça a si mesmo algumas perguntas, como:

  • Do que eu gosto?
  • Com o que me identifico?
  • Quais são meus valores pessoais?
  • Quais são minhas referências?

A partir das resposta você começará a analisar as possibilidades de decorações que se encaixam dentro das suas expectativas.

Casa com porta-retratos
Fonte: Vix

2. Estilo de vida

Decore a sua casa com o que você gosta, mas ao mesmo tempo se pergunte se aquele item tem funcionalidade na sua rotina. Nunca deixe de pensar no que é importante para você. Procure pensar em um lar que se adeque ao seu dia a dia, à sua rotina de trabalho e ao seu estilo de vida.

Imagine que você trabalha em casa, não seria interessante reservar um espaço para montar um escritório ou uma mesa de trabalho? Ou se você costuma receber muitas visitas é importante pensar no espaço destinado à circulação das pessoas no interior da sua casa, assim como espaço para os convidados sentarem e ficarem confortáveis.

Espaço para os pets
Fonte: Amazon
Home Office
Fonte: Hello Lovely

Por fim, são várias as situações que merecem atenção nesse momento: quantidade de habitantes, número de crianças, se recebe muitas visitas, se possui hobbies ou não, se tem animais de estimação e muitos outros. Mas sempre é possível criar um lar com sentimento e que ao mesmo tempo seja funcional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s