Como arrumar o Instagram da sua loja para atrair mais clientes

Ter um perfil para a sua loja de decoração no Instagram é muito importante, é um canal para fortalecer a sua marca, divulgar os seus produtos e atrair novos clientes. Mas como fazer para a sua loja se destacar no meio de tantos perfis e de tantas marcas que estão na rede? Nesse post daremos algumas dicas fundamentais para você organizar o perfil da sua loja e atrair ainda mais clientes.

Conta profissional no Instagram

A maioria das lojas já possui uma conta no Instagram e esse é um grande passo para aumentar o alcance da sua loja, mas ainda mais importante do que ter uma página nessa rede social é saber como administrá-la.

O perfil comercial no Instagram é muito vantajoso para quem possui uma marca, pois ter um perfil para a sua loja não é a mesma coisa do que ter um perfil pessoal.

Essa funcionalidade do Instagram permite acompanhar dados relevantes para entender como está o desempenho da sua loja nas redes sociais. Mas para começar a utilizar essa funcionalidade você precisa mudar a sua conta para uma “conta profissional“. Para fazer isso é muito simples, basta seguir esses passos:

Configurações > conta > mudar para conta profissional

Após alterar o formato da sua conta você conseguirá analisar os “insights” (métricas) da sua loja no Instagram, isto é, qual a relevância e o alcance do perfil da sua loja no Instagram, quantas pessoas interagem com as suas publicações e várias outras informações importantes.

Mas não basta apenas possuir uma conta profissional para a sua loja se destacar, é necessário saber organizar o perfil da sua empresa no Instagram. Por isso separamos algumas dicas muito importantes para melhorar o perfil da sua marca e atrair ainda mais clientes.

Como deixar o seu perfil mais atrativo

Agora que a sua loja já tem um perfil profissional no Instagram o próximo passo é aprender algumas formas de fazer esse perfil chamar mais a atenção de potenciais clientes.

1. Comece analisando o usuário da sua conta

O usuário é o nome pelo qual a sua loja será identificada no Instagram, também conhecido como o “@” (arroba) da sua marca. Ele deve ser fácil de ler e de escrever para facilitar a busca da sua loja pelos seus clientes.

Procure utilizar o nome da sua loja sem pontos, travessões ou traços e sem números (apenas se o número corresponder ao nome da sua empresa). Por exemplo, no caso da Ultramarine a primeira opção seria utilizar o usuário @Ultramarine, mas se o usuário da sua marca já for de domínio de outra pessoa ou empresa, a outra opção é utilizar o nome da sua marca acompanhado da sua localização, como mostramos no exemplo abaixo:

Caso não seja interessante para a sua marca utilizar a localização, também é possível utilizar palavras que tenham conexão com lojas e com o ramo de decoração, alguns exemplos: @decoraçõesultramarine, @ultramarinedecorações, @ultramarinedecor etc.

Opte por utilizar pontos e traços quando o nome da sua loja for composto e a opção sem esses itens estiver indisponível para uso. Por exemplo, se o nome da loja for Casa Corada e o usuário @casacorada já estiver em uso, utilize: @casa.corada, @casa-corada ou @casa_corada.

2. Dê uma atenção especial para a foto do perfil

A foto do seu perfil deve chamar a atenção para a sua marca. Procure utilizar a sua logo sem adicionar muitas informações como o número de telefone e descrição da sua loja, essas informações serão adicionadas em seguida na biografia do seu perfil.

A cor de fundo do seu ícone deve fazer parte da sua identidade visual, mas sem esquecer que o mais importante é dar destaque para a sua logo, nunca se esqueça que a logo é a “cara” da sua marca e o seu seguidor deve conseguir ver os detalhes da imagem. Observe na imagem abaixo, em qual exemplo a logo teve um maior destaque?

3. Atualize a bio do Instagram da sua loja

A bio do seu Instagram é o espaço aonde estão as informações importantes da sua empresa, como o horário de atendimento, localização, links e informações de contato. Ela precisa ter todas as informações que os seus clientes procuram, por isso é importante saber a melhor forma de personalizá-la.

Para alterar a sua bio você deve ir na opção “editar perfil”.

Nome da sua loja

Comece alterando o nome da sua loja, pois é através dele que as pessoas encontrarão a sua empresa (assim como pelo usuário). Se o nome já existir em outras cidades do Brasil é importante você também adicionar a sua cidade (ex: Ultramarine Maringá), assim as pessoas que procuram por você vão te achar mais facilmente.

Descrição

Escreva o seu slogan (se possuir), o que você vende e o que as pessoas vão encontrar na sua loja. São informações básicas e diretas, mas assim você prende a atenção do seu potencial cliente e ele já conseguirá ver no seu perfil se você poderá ajudá-lo ou não com os seus produtos e serviços.

Informações de contato

Colocar o telefone e o WhatsApp da sua loja é muito importante para facilitar com que os clientes entrem em contato com você de forma rápida e prática caso tenham alguma dúvida.

Adicione links importantes

Algumas opções de links relevantes para ter na bio são: link da sua loja online (se possuir), link do WhatsApp e link do seu blog.

Adicionando mais de um link na bio do Instagram

Você vai perceber que o Instagram só permite que você coloque UM link na biografia, e muitas vezes você irá precisar adicionar mais de um. Há vários sites que permitem a criação de um link como o nosso, o que nós utilizamos é o Linktree, e o passo a passo para criar o seu próprio link é bem simples:

1. Basta acessar o site e clicar no botão “Get started for free“.

2. Em seguida você irá realizar o seu cadastro preenchendo com o seu e-mail (1), usuário (2) e senha (3), concorde com os termos de condições do site e confirme.

3. Depois de clicar no botão “Sign up with email”, aparecerá uma página para editar a aparência e adicionar os seus links:

4. Em links você irá adicionar os links que quer que apareça para os seus clientes clicarem e também escolher os títulos dos botões.

5. Em appearence você escolhe qual vai ser a cor de fundo dos links e também coloca a logo da sua empresa e um textinho curto se preferir.

6. E por último é só pegar o link que estará na parte de cima da página (se estiver acessando pelo celular) ou no canto superior direito (acessando pelo computador) e colocar no seu Instagram no espaço denominado “site”.

4. Mantenha o feed da sua loja atualizado

Agora que o perfil do Instagram da sua marca já está com as informações corretas é hora de cuidar das publicações. O aplicativo permite a publicação de conteúdo no Feed e também nos Stories, procure sempre manter os dois atualizados publicando todos os dias.

Você não precisa postar foto dos seus produtos diariamente, você também pode postar sobre assuntos que os seus clientes se interessam (ex: dicas de decoração). Outro ponto muito importante é dar espaço para os seus clientes interagirem com você, isso cria uma proximidade com o consumidor e agrega muito valor para a sua loja.

Algumas dicas de ouro para aplicar na sua página são:

  • Deixe os seus clientes ficarem por dentro de todas as novidades;
  • Poste conteúdos nos stories todos os dias;
  • Poste sobre a rotina da sua loja;
  • Ofereça dicas e conteúdos que os seus clientes precisam saber;
  • Fale sobre a sua empresa e a sua marca;
  • Mostre que você se preocupa com o seu cliente perguntando sobre ele.

5. Faça fotos ambientadas dos seus produtos de decoração

As fotos ambientadas vendem mais. Basta comparar nos dois exemplos abaixo, qual foto chama mais atenção do cliente? Qual foto valoriza mais a beleza do produto?

As fotos ambientadas são mais interessantes do que as fotos com fundo branco pois os clientes conseguem visualizar melhor como a peça ficaria no ambiente que ele deseja colocá-la. Também oferecem uma perspectiva melhor do tamanho da peça e opções de combinações com outros produtos que você vende, assim você não vende apenas um produto, mas vários.

Você não precisa de uma super produção e um ambiente muito elegante para conseguir fazer essas fotos. Nessa imagem nós fizemos a combinação de mais de um produto, uma parede bonita e alguns livros e foi o suficiente para valorizar os produtos da nossa marca.

Mas caso você não tenha um espaço disponível para fazer as fotos ambientadas você pode fazer como na foto acima. Utilize uma cartolina branca (ou fundo liso que combine com o perfil da sua loja) e faça uma combinação de elementos, como produtos e flores, para que a foto saia mais atrativa.

6. Organize os seus destaques

Os destaques do Instagram aparecem no perfil assim como a imagem acima. É uma ferramenta que permite destacar as suas publicações dos stories.

As publicações dos stories ficam disponíveis por apenas 24 horas, mas com o recurso de destaques você consegue deixar as informações importantes fixadas no seu perfil pelo tempo que preferir.

Utilize esse espaço para adicionar informações e fotos de momentos importantes. Você pode criar as capas para deixar o seu perfil mais organizado e facilitar para que o cliente encontre o que procura.

Algumas ideias do que incluir nos destaques são:

  • Informações sobre entrega;
  • Feedbacks;
  • Como comprar;
  • Dúvidas frequentes;
  • Formas de pagamentos;
  • E outas informações importantes que não cabem na sua bio mas que os seus clientes precisam ficar sabendo sem dificuldade.

Agora é só colocar as nossas dicas em prática para organizar o Instagram da sua loja, deixar sua página mais atraente e conquistar mais clientes. Nós desejamos boas vendas! ✨

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