6 tendências que vieram com tudo na decoração em 2021

As mudanças causadas em decorrência da pandemia trouxeram muitas alterações no nosso estilo de vida e continua sendo muito impactante no nosso dia a dia, e isso está muito presente dentro de nossas casas. A decoração teve que se adaptar ao fato de passarmos muito mais tempo dentro de casa do que fora dela como era de costume, e várias dessas mudanças viraram tendência nos lares e prometem continuar mesmo após a pandemia.

1. Combinação de cinza e amarelo

A combinação das cores escolhidas pela Pantone como as cores do ano vieram com tudo na decoração na expectativa de representar a resistência e a esperança para esse ano que até então se encontra incerto devido à pandemia de Covid-19.

Enquanto o cinza garante um toque de sobriedade ao ambiente, o amarelo agrega um ar de alegria e descontração. E o melhor? É que essa combinação pode ser usada em diferentes espaços da sua casa, mesmo na cozinha ou banheiros.

Cozinha utilizando as cores selecionadas pela Pantone para 2021
Fonte: Archtrends Portobello
Combinação discreta de cinza e amarelo em quarto
Fonte: Hey, Djangles
Decoração amarelo e cinza em sala de estar
Fonte: Madeira Madeira

2. Natureza dentro de casa

Com o isolamento social passamos a ter pouco ou nenhum contato com a natureza, e nessa busca de aumentar esse contato mesmo durante a pandemia surgiu um estilo de decoração denominado Urban Jungle.

Nada mais é do que decorar com plantas, sem moderação e sem regras. A estratégia é: quanto mais plantinhas, melhor. Mas não para por aí, há outros detalhes que podem ser combinados para tornar esse estilo ainda mais bonito e próximo da natureza, como o uso de cestos de palha, itens de decoração artesanais e etc.

Estilo Urban Jungle
Fonte: casa.com.br
Decoração com estilo Urban Jungle
Fonte: Couch

Outro item que ganhou destaque e está super em alta são as chamadas paredes verdes ou parede viva, não apenas dentro das casas, mas também em lojas, cafés e todo tipo de empreendimento. Normalmente se escolhe uma ou mais paredes para cobri-las com plantas e dar um toque de verde na decoração. Veja alguns exemplos:

Parede viva em ambiente residencial
Fonte: Fashionismo
Exemplo de parede viva em ambiente comercial
Fonte: Casa Très Chic

3. Fibras naturais

Muito além do estilo Urban Jungle que vimos aqui em cima, os elementos naturais vieram com tudo em 2021. Eles podem ser encontrados nos mais diversos itens de decoração, até mesmo nos móveis como aparadores e roupeiros.

Algumas das fibras utilizadas na decoração de interiores são: vime, corda, bambu e diversos tipos de palhas assim como eram usados nos anos 50 a 70. A presença desses elementos naturais em casas da cidade e apartamentos trazem de volta a valorização do trabalho artesanal e da sustentabilidade.

As palhas naturais são muito comuns nos móveis, em cestos e em lustres. O bambu também é utilizado nesses itens, mas também está presente nos utensílios domésticos principalmente nos itens de cozinha.

Utensílios de cozinha feitos em bambu
Fonte: Toda Atual
Aparador em fibra natural
Fonte: Serena & Lily
Decoração completa com elementos naturais
Fonte: Viva Decora

4. Design industrial

O design industrial está cada vez mais presente na decoração contemporânea e é totalmente inspirada nos galpões que viravam lofts em Nova Iorque em 1970. A arquitetura com design industrial preza pelo o que pode ser definido como “estrutura aparente”. Nesse estilo é muito comum o uso de tijolos à mostra, encanamentos e estruturas de ferro.

Quarto decorado com estilo industrial
Fonte: casa.com.br
Sala de jantar
Fonte: Arkpad

5. Minimalismo

Esse estilo consiste em utilizar somente elementos fundamentais na decoração. As cores utilizadas são neutras, os móveis são multifuncionais e há poucos elementos de decoração em destaque.

A organização é fundamental para criar um ambiente minimalista, os objeto e móveis permanecem no seu local de origem, pois a arquitetura e a decoração são criadas com uma funcionalidade e utilidade calculadas a fim de deixar o ambiente equilibrado.

6. Cloffice

Juntamente com o home office forçado que muitas pessoas precisam aderir durante a pandemia veio a necessidade de adaptar o espaço dentro de casa para trabalhar de forma confortável e produtiva, foi aí que surgiu esse novo termo que nada mais é do que junção de closet + home office.

Fonte: Arch Daily

Conta pra gente, qual dessas tendências você aderiu ou qual delas é a sua favorita? ✨

3 comentários sobre “6 tendências que vieram com tudo na decoração em 2021

  1. Amo também as fibras naturais, trazem lembranças da casa da minha avó, tudo era em fibra naturais, inclusive a cadeira de balanço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s