Como oferecer um bom atendimento aos seus clientes

Prestar um bom atendimento logo no primeiro contato com um cliente é fundamental para que ele guarde uma boa primeira impressão de você e principalmente da sua empresa. Para um empresa ser bem sucedida muitas vezes é necessário colocar o cliente em primeiro lugar nas prioridades. Parece óbvio e muito simples, mas o segredo está nos detalhes que as vezes deixamos passar, mas o cliente não. Confira as dicas abaixo e melhore ainda mais o atendimento ao cliente da sua loja de decoração!

1. Tenha uma equipe capacitada

Muitas vezes contratamos funcionários novos para a equipe que ainda não estão habituadas a trabalhar com atendimento, ou que possuem experiência mas não conhecem a política e valores da empresa, por isso é muito importante capacitar a sua equipe para garantir um serviço de qualidade.

Faça um treinamento com seus colaboradores, liste os assuntos mais importantes e os motivos pelos quais os clientes entram em contato, fale sobre o tempo esperado de resposta e da importância de fazer cada cliente se sentir ouvido.

Deixe a sua equipe informada sobre todos os detalhes que são importantes em um atendimento e que estão listados abaixo.

2. Seja rápido

Com certeza você já tentou entrar em contato com alguma empresa ou entrou em alguma loja e demorou muito tempo até ser atendido ou obter uma resposta desejada, né? Mas se ainda não, eu garanto que essa é uma situação muito desagradável e ainda comum em vários estabelecimentos.

O consumidor gosta de ser notado rapidamente. No atendimento presencial ela gosta de ser visto, se você ou os colaboradores da sua empresa estão ocupados no momento, deixe que o cliente saiba disso, mas basta um simples e educado “aguarde alguns minutos, assim que acabar esse atendimento é a sua vez”, que o cliente muito provavelmente ficará muito mais tranquilo em esperar.

Já no atendimento online o cliente gosta de respostas rápidas, ao enviar um e-mail ou mensagem para perguntar sobre algum produto ou fazer alguma reclamação ele não quer ser respondido só daqui três dias ou na outra semana. Fique sempre de olho nas suas caixas de entrada, abra as mensagens apenas quando tiver a intenção e oportunidade de responder e ao responder mantenha uma conversa com aquele consumidor até que o problema seja resolvido ou a venda realizada.

Mas não se esqueça do detalhe mais importante: atenda rápido mas nunca com pressa!

3. Saiba conversar

A rapidez no atendimento é muito importante mas sozinha é irrelevante. Além de ser atendido rapidamente o cliente também deseja ser bem tratado.

Acima de tudo trate o seu consumidor com respeito e demonstre boa vontade em fazer o seu trabalho. Há dois elementos fundamentais na prestação de um atendimento, o primeiro é o respeito. Tratar um cliente com respeito significa ter boas maneiras ao se comunicar com ele. O segundo é a empatia, que significa colocar-se no lugar deles. Esses dois elementos garantem um bom atendimento e aproxima a sua empresa do consumidor.

Treine a sua equipe sobre a linguagem utilizada na sua loja. Às vezes algum cliente pode não gostar de um determinado apelido ainda que seja na melhor intenção, por exemplo “Oi, querido” ou “Oi, flor” então talvez seja melhor não utilizar com nenhuma pessoa, nesse caso a simpatia e boa vontade são fundamentais para o cliente notar a sua atenção.

4. Acompanhe o seu cliente

Ofereça um bom atendimento e dê atenção à ele do começo ao fim, seja na solução de um problema ou na compra de um produto. Não comece a conversar com um cliente x e no meio do atendimento mude para o cliente y, primeiro finalize o primeiro para só então partir para um outro atendimento. Ou então não comece a responder as mensagens de texto e depois retorne apenas após dias, assim o cliente ficará irritada e perderá o interesse na sua empresa.

Mas é muito importante atentar-se à um detalhe, acompanhar o seu cliente pessoalmente não significa deixá-lo desconfortável. Deixe-o a vontade e não faça parecer que você está desconfiando dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s