Como limpar e preservar as suas decorações

Todo mundo tem aquela peça da decoração que ama e quer guardar para a vida inteira, não é mesmo? Uma das vantagens dos itens decorativos é que quando bem cuidados podem te acompanhar pela vida toda, por isso é muito importante saber quais cuidados tomar com cada material. Confira abaixo nossas dicas para preservar as suas decorações lindas por muito mais tempo.

1. Cristal

As peças de cristal são muito delicadas e frágeis, por isso antes de qualquer coisa é fundamental tomar muito cuidado para não derrubá-las no chão ou bater contra outras superfícies. Antes de manuseá-las certifique-se de que sua mão está limpa e seca para evitar que as peças deslizem e caiam para não quebrarem e ao mudar as peças de local tenha cuidado para não bater em outras peças ou superfícies para que elas não lasquem.

Para a limpeza basta utilizar um pano macio e que não solte pelos, sabão ou detergente neutro e água. Para secar utilize um pano também macio mas bem seco para evitar que a peça fique manchada.

Conheça todas as nossas peças de cristal clicando aqui!

2. Vidro

O vidro pode manchar ou riscar com muita facilidade se sua limpeza não for feita da maneira correta.

Você pode apenas retirar o pó com um paninho macio e seco, mas também pode lavar a peça se perceber que há necessidade. Para lavar os vidros utilize um pano ou esponja macia (nunca utilize o lado áspero) com detergente ou sabão neutro e água. Enxague bem a peça para não ficar com manchas de sabão e por fim seque com um paninho macio e sem pelos.

Caso as manchas persistam utilize um pano seco embebido em álcool apenas na região manchada, mas nunca utilize álcool em peças que possuem pintura pois pode danificar.

No vaso acima por exemplo, faça o uso do álcool apenas se necessário na parte transparente, mas nunca no detalhe dourado pois pode desbotar e estragar a pintura.

Veja todos os nossos vidros!

3. Porcelana

As peças de porcelana quando lascadas, sejam nos itens decorativos ou nos utensílios domésticos, ficam ainda mais visíveis nas peças que possuem pintura. Então é sempre bom manusear as peças com muito cuidado e delicadeza para que não fique com nenhum defeito.

A melhor forma de realizar a limpeza desses itens é com um pano seco retirando o pó, e quando necessário utilizar um pano macio umedecido com água e sabão neutro. Não use material áspero ou produtos como álcool e desinfetante, esses materiais podem comprometer a pintura das suas peças.

Conheça os nossos adornos de porcelana!

4. Resina

Apenas retire o pó com pano ou flanela seca, não é necessário lavar a peça e nunca use material áspero ou produto abrasivo pois pode comprometer a qualidade da sua decoração. E tenha cuidado, pois mesmo que as peças de resina pareçam não quebrar, elas também são delicadas à quedas e impacto.

Veja as nossas estatuetas de resina clicando aqui!

5. Ferro ou cromado

A limpeza desses materiais é muito simples, basta retirar o pó com uma flanela seca ou algum pano que não solte pelos.

Nunca utilize material áspero, pano empoeirado ou produtos com solvente, eles podem danificar a superfície e a pintura das suas peças. Também é muito importante deixá-las longe de ambientes úmidos pois podem acabar enferrujando.

Clique aqui para conhecer as nossas decorações de metal!

6. Madeira

As peças de madeira não ficam com marcas ou manchas do dia-a-dia, o que torna a sua manutenção muito mais simples. Basta utilizar um pano seco para retirar a poeira e está novo.

O único cuidado especial com os itens de madeira é mantê-los longe da umidade para preservar as suas peça mais bonitas por mais tempo.

Veja os nossos adornos de madeira!

7. Cerâmica

Assim como todas as peças de decoração, os vasos de cerâmica também precisam de cuidado ao serem manuseados. A limpeza pode ser apenas superficial realizando a retirada do pó com um pano macio e seco. Ou pode ser feita uma limpeza mais profunda quando necessários, utilizando apenas água e sabão/detergente neutro.

Nunca utilize espojas ásperas, panos empoeirados, produtos abrasivos ou qualquer outro produto ou material que possa comprometer a pintura da sua peça de decoração. Lembre-se de após lavar secar bem com um pano macio e colocá-lo para decorar a sua casa mais uma vez.

Clique e confira os nossos vasos de cerâmica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s