Como ambientar a sua loja de decoração virtual ou física

A ambientação é uma estratégia de vendas que pode ser utilizada tanto nas lojas físicas quanto em e-commerces, consiste em valorizar o espaço onde se encontra os produtos que você deseja apresentar aos seus clientes valorizando ainda mais as peças e tornando a experiência de compra ainda mais satisfatória.

O objetivo é estimular o consumo dos clientes a partir da criação de um espaço em que o consumidor consiga visualizar aqueles produtos em sua casa e crie o desejo de comprar.

A seguir vamos dar algumas dicas para aplicar nas duas situações:

1. Ambientação em loja física

A ambientação em loja física é fundamental para que os seus clientes, ao visitarem a sua loja, não fiquem condicionados a visualizar os seus produtos apenas em prateleiras, mas para que eles também consigam observar como aqueles itens ficariam no espaço dele.

A ambientação não consiste mais em apenas organizar a sua vitrine de forma que os produtos chamem mais a atenção do consumidor, mas sim em vários fatores que juntos criam um ambiente satisfatório.

Alguns fatores fundamentais para ter uma loja ambientada são:

  1. Iluminação
  2. Música
  3. Cheiro

Todos esses elementos combinados têm o objetivo de personalizar o local com a intenção de convencer o cliente que chegou até a sua loja a comprar os seus produtos. Escolha sempre músicas e perfumes que combinem com a imagem da sua marca e que faça o cliente se sentir agradável e com vontade de continuar na sua loja.

Na ambientação em lojas de decoração também é possível criar ambientes que pareçam realmente uma casa, combinando as suas peças com diferentes móveis em uma sala específica para esse objetivo. A vantagem de fazer esse ambiente é que você pode criar uma sala separada apenas para expor os seus produtos mesmo que você trabalhe com e-commerce.

Um exemplo utilizado em algumas lojas de decoração é a criação de um espaço como uma sala de estar e apresentar os objetos como em uma casa de verdade.

Loja de decoração ambientada como uma sala de estar
Fonte: Rara Gente

2. Ambientação em e-commerce

As lojas que possuem espaço físico mas que também fazem vendas online podem usar as duas estratégias, tanto ambientação físicas quanto ambientação em fotos. Assim como as lojas que são e-commerce podem criar um showroom para que os clientes que residem perto possam agendar visitas e também para produzir fotos e vídeos da marca.

A ambientação virtual pode ser feita de várias formas, mas consiste basicamente em ambientar os seus produtos para que as fotos sejam diversificados e saiam da monotonia do fundo branco.

A ambientação em fotos pode ser feita em um espaço fora da sua loja, alguma casa, apartamento ou área externa que combine com a proposta da sua empresa, ou mesmo na própria loja a partir de técnicas de fotografia e da organização do espaço especialmente para esse momento.

Foto ambientada em ambiente externo
Foto ambientada na loja utilizando um fundo branco

A ambientação fora da loja é mais simples pois normalmente os locais já estão prontos e o seu papel será apenas organizar os seus produtos no cenário. Porém nesses casos as vezes é necessário realizar alguns investimentos, caso você não tenha um ambiente legal e precise investir na locação de um espaço, mas a principal vantagem é que os resultados ficam incríveis.

Veja abaixo o resultado de duas ambientações com propostas diferentes, a primeira em um apartamento e a segunda ao ar livre.

Apartamento ambientado para fotos de site e redes sociais
Ambientação de produtos de decoração ao ar livre

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