A aromaterapia é uma técnica que utiliza os aromas de óleos provenientes de produtos naturais para estimular diferentes partes do cérebro ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão etc. É uma ótima opção de terapia natural que além de trazer vários benefícios para a saúde também colabora deixando o ambiente mais agradável.
Como utilizar
Há várias formas de utilizar a aromaterapia, a mais comum para ser utilizada de forma terapêutica é através da inalação, mas há várias outras opções que podem se adaptar melhor a cada estilo de vida.
1. Inalação
A forma mais comum de utilizar a aromaterapia com o intuito apenas terapêutico é através da inalação, pois dessa forma os efeitos benéficos da essência no organismo são intensificados.
As inalações são feitas diretamente do frasco do óleo essencial, mas a quantidade de repetições e frequência depende da necessidade de cada indivíduo, por isso consulte o especialista para realizar a terapia de forma correta.
2. Aromatizador
Essa é a forma mais utilizada no geral, pois além de ser terapêutico também deixa o ambiente perfumado e agradável.
Há vários modelos de aparelhos aromatizadores no mercado, e grande parte deles ainda servem como itens de decoração pois possuem um design muito elegante.
O uso dos aparelhos é bem simples, basta adicionar a quantidade de água indicada para cada modelo e cerca de 2 a 4 gotas de óleo essencial de sua preferência, ligar o aparelho e o vapor começará a se espalhar pelo ambiente.



3. Evaporação
Uma solução mais econômica que a anterior é a evaporação. Essa técnica consiste em colocar algumas gotinhas de óleo essencial em um algodão, compressa ou pano limpo, deixar de forma estratégica no ambiente até que todo o óleo seja evaporado.
Essa é uma boa alternativa para utilizar em ambientes que você não tenha um aromatizador por perto, pois você pode providenciar um paninho e deixar em algum recipiente próximo de você.
4. Sprays
O uso dos sprays está cada vez mais comum, há alguns sprays prontos no mercado que já misturam óleos essenciais com outros compostos, mas você também pode fazer em casa com o seu próprio óleo essencial.
Para fazer em casa é só misturar em um recipiente algumas gotinhas de óleo essencial em água (a proporção da solução deve ser feita de acordo com o fabricante), misturar a solução e aplicar nos cômodos da sua casa da forma que preferir.
Essa técnica também é muito utilizada pois você pode aplicar a solução no cômodo que preferir, nas camas, travesseiros, sofás, cobertores e etc., deixando todo o espaço mais aconchegante e com um aroma agradável.

5. Velas
Há algumas velas que são elaboradas com óleos essenciais em sua composição, são chamadas de velas curativas.
O cheiro é incrível e é uma ótima opção para quem já tem o hábito de acender velas, pois une todas as vantagens da vela na decoração aos benefícios dos óleos na saúde e bem-estar.

6. Massagem
Essa é a forma perfeita de aplicar o óleo diretamente na pele, pois ao mesmo tempo em que o óleo é espalhado sobre a pele a massagem estimula a circulação sanguínea fazendo com que o efeito do óleo seja mais efetivo.
Para realizar a massagem o óleo essencial deve ser misturado à um óleo vegetal, como o óleo de coco, por exemplo. Essa terapia é ótima para tratar dores musculares e articulares, problemas de pele e infecções.
Mas lembre-se: para saber a proporção correta e quais óleos são indicados para essa terapia, consulte um especialista.
7. Banhos
Talvez a forma mais relaxante de utilizar a aromaterapia é durante os banhos. Essa técnica permite os benefícios da massagem e da inalação em conjunto, pois ao mesmo tempo que o óleo está em contato com a pele o vapor da água permite a inspiração do óleo.
Principais aromas
Abaixo estão alguns dos óleos essenciais mais utilizados nesse tipo de terapia e quais os benefícios de cada um, há várias opções e os efeitos podem variar. Confira:
1. Alecrim
Esse óleo é indicado para situações de: cansaço mental, falta de memória, dificuldade em se concentrar, dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares e articulares.
2. Lavanda
É uma ótima opção para quem sofre com problema de insônia, além disso também é indicado para excesso de estresse, dores de cabeça e problemas respiratórios.
3. Camomila
Uma erva muito conhecida pelos chás agora virou óleo essencial, e os benefícios são basicamente os mesmos. Esse óleo é recomendado para excesso de estresse, tensão muscular e para melhorar o funcionamento do sistema urinário.
4. Limão
Um dos óleos mais procurados é o de limão, isso acontece por causa de seus benefícios que são: melhora da concentração, controle da ansiedade e do estresse, melhora no sistema imunológico, ajuda na digestão, aumenta a disposição e controla a febre.
5. Canela
Possui um cheiro muito característico e intenso que muitos amam, entre os efeitos estão: redução do cansaço físico e mental, ajuda a controlar as cólicas menstruais, reduz a dor de cabeça e a irritabilidade e melhora a concentração.
Essas são apenas algumas opções de óleos essenciais, há muitas outras essências no mercado e os benefícios são vários. Todos os óleos utilizados na terapia têm benefícios, cada um funciona de uma forma diferente em cada organismo, por isso é sempre importante consultar um especialista para ter melhores resultados ✨
