Aprenda a fidelizar os seus clientes e aumente as suas vendas

Vivemos em um mundo onde a concorrência aumenta a cada dia, seja no e-commerce ou nas lojas físicas, por isso fidelizar o seu cliente é fundamental para garantir as suas vendas.

Fidelizar um cliente consiste em basicamente garantir que ele irá fazer uma recompra na sua loja, e por mais difícil que pareça ser conquistar um cliente fiel, vale muito a pena, pois é ainda mais difícil conquistar novos clientes.

Mas como conseguir se destacar em um mundo com tanta concorrência? Como conseguir a confiança dos meus clientes e garantir a recompra? Algumas mudanças no comportamento da sua equipe e da sua marca podem fazer toda a diferença, confira as nossas dicas a seguir!

1. Procure oferecer o melhor atendimento ao cliente

É através do atendimento que acontece o primeiro contato direto com o seu cliente e mais do que isso, todo o contato que você terá com ele até efetivar a compra e garantir a revenda, por isso essa área merece toda a atenção.

Um atendimento de qualidade é fundamental para gerar a fidelização de clientes, e o mais importante: quando você oferece um atendimento superior ao dos concorrentes você promove o seu negócio por meio da propaganda positiva que os seus clientes irão fazer para outros possíveis consumidores.

Nós fizemos um post especial sobre atendimento ao cliente, para saber mais e ver nossas dicas é só clicar aqui.

2. Surpreenda-os

Você já deve ter se deparado ou até mesmo recebido algum mimo de alguma empresa que você consume ou acompanha. Por exemplo, um delivery de comida que envia um bilhetinho desejando um bom almoço ou um docinho para depois da refeição, ou até mesmo marcas maiores que enviam brindes como pedido de desculpas por alguma reclamação que receberam.

Essas atitudes podem parecer pequenas para quem faz, mas para o cliente que recebe significam muito. Além de cativar o cliente você ainda aumenta as chances de ter a sua loja divulgada por um bom comportamento, pois muitas vezes as pessoas que recebem esses mimos acabam compartilhando nas redes sociais ou contando para as pessoas próximas que acabarão comprando com você futuramente.

Muitas vezes a diferença está nos detalhes. É nas pequenas atitudes que você irá conquistar a maioria dos seus clientes. Alguns gestos simples mas que podem fazer toda a diferença na vida do seu cliente são: enviar um bilhetinho escrito à mão agradecendo a compra, transformar reclamações em mimos, enviar algum produto ou mesmo uma bala de brinde e outros detalhes que a sua criatividade mandar.

Exemplo de cartão para enviar como forma de agradecimento pela compra

3. Supere as expectativas

Procure fazer sempre mais do que você prometeu, supere as expectativas dos seus clientes em todos os aspectos que estiverem ao seu alcance.

Se sua empresa promete realizar as entregas em até 10 dias úteis, procure agilizar esse processo e fazer a entrega em menos tempo. Se o prazo para responder os e-mails e mensagens dos clientes é estimado em 24 horas procure se organizar para respondê-los em menos tempo.

Um dos principais erros que as empresas cometem que fazem o cliente desistir de voltar a comprar é um suporte de atendimento ao cliente fraco, ninguém gosta de esperar dias até receber a resposta para determinado problema ou alguma instrução importante para realizar a compra. E o outro problema que faz o consumidor procurar outras lojas é uma entrega muito demorada ou até mesmo atrasada. Tente sempre fazer com que esses dois serviços sejam o mais ágil possível pois são extremamente importantes para que o cliente avalie a sua loja de forma positiva.

Mas caso você não consiga agilizar os processos da sua loja por qualquer motivo, nunca deixe de ao menos cumprir os prazos prometidos.

4. Facilite a vida dos seus clientes

Algumas lojas pedem para que os clientes preencham formulários enormes, não oferecem todas as informações de contato de forma fácil ou até mesmo não deixam claro algumas informações importantes de compra/troca fazendo com que o cliente tenha que entrar em contato com o atendimento para dúvidas simples.

Não deixe que a sua loja seja esse tipo de empresa. Sempre deixe as informações importantes bem claras e de fácil acesso para facilitar a compra dos potenciais clientes.

5. Tenha calma

Trabalhar com atendimento exige muita paciência. Nem sempre as coisas saem como planejado, em qualquer nicho acontecem erros que não conseguimos prever e são inevitáveis. Por isso é preciso ter muita calma para resolver determinadas situações.

Quando as coisas não saem de acordo com o planejado o cliente tende a se estressar e reagir de forma mais agressiva, o que é normal pois ele estava esperando receber um serviço que não foi eficiente. Mas nem tudo está perdido, saber lidar com esse tipo de situação é fundamental para que você não perca esse cliente.

Em vez de responder o cliente de forma agressiva, ou responder no mesmo tom que ele usou com você, procure não se exaltar. Escute tudo o que o cliente tiver para falar e peça desculpas, e em seguida dê as instruções e alternativas necessárias para solucionar o problema.

6. Seja um especialista em decoração

E por último mas não menos importante, procure saber tudo sobre decoração! Uma grande parte dos clientes são muito indecisos na hora de escolher os produtos, alguns levarão fotos de inspirações ou fotos da própria casa para te mostrar e pedir dicas do que comprar, de qual material é melhor ou qual cor combina mais.

São nesses momentos que você precisa se mostrar especialista em decoração, e se você não tiver resposta pra alguma pergunte mostre que está disposto a pesquisar e a entregar a resposta que o seu cliente precisa.

Você já deve ter passado pela situação de estar comprando um produto x, uma máquina de lavar roupas por exemplo, mas você não sabia qual a melhor opção ou como utilizar as funções do produto, nesse caso você efetivou a compra naquela loja que o vendedor soube te explicar as características da máquina que você tinha interesse e tirou todas as suas dúvidas no atendimento, enquanto aquela outra loja que não tinha respostas para as suas perguntas (ou não queriam respondê-las) perdeu uma venda ainda que o preço fosse um pouco melhor.

Todo o contato do seu cliente com a sua empresa, seja com você, com a sua equipe ou com os seus produtos, irá interferir na forma como ele enxerga a sua loja. Por isso é muito importante ter cuidado com todos os detalhes e não deixar passar nada batido. Nós desejamos ótimas vendas! ✨ 

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