Aromaterapia: saiba os benefícios e aprenda a utilizar

A aromaterapia é uma técnica que utiliza os aromas de óleos provenientes de produtos naturais para estimular diferentes partes do cérebro ajudando a aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão etc. É uma ótima opção de terapia natural que além de trazer vários benefícios para a saúde também colabora deixando o ambiente mais agradável.

Como utilizar

Há várias formas de utilizar a aromaterapia, a mais comum para ser utilizada de forma terapêutica é através da inalação, mas há várias outras opções que podem se adaptar melhor a cada estilo de vida.

1. Inalação

A forma mais comum de utilizar a aromaterapia com o intuito apenas terapêutico é através da inalação, pois dessa forma os efeitos benéficos da essência no organismo são intensificados.

As inalações são feitas diretamente do frasco do óleo essencial, mas a quantidade de repetições e frequência depende da necessidade de cada indivíduo, por isso consulte o especialista para realizar a terapia de forma correta.

2. Aromatizador

Essa é a forma mais utilizada no geral, pois além de ser terapêutico também deixa o ambiente perfumado e agradável.

Há vários modelos de aparelhos aromatizadores no mercado, e grande parte deles ainda servem como itens de decoração pois possuem um design muito elegante.

O uso dos aparelhos é bem simples, basta adicionar a quantidade de água indicada para cada modelo e cerca de 2 a 4 gotas de óleo essencial de sua preferência, ligar o aparelho e o vapor começará a se espalhar pelo ambiente.

Fonte: Society19
Fonte: Hello Glow

3. Evaporação

Uma solução mais econômica que a anterior é a evaporação. Essa técnica consiste em colocar algumas gotinhas de óleo essencial em um algodão, compressa ou pano limpo, deixar de forma estratégica no ambiente até que todo o óleo seja evaporado.

Essa é uma boa alternativa para utilizar em ambientes que você não tenha um aromatizador por perto, pois você pode providenciar um paninho e deixar em algum recipiente próximo de você.

4. Sprays

O uso dos sprays está cada vez mais comum, há alguns sprays prontos no mercado que já misturam óleos essenciais com outros compostos, mas você também pode fazer em casa com o seu próprio óleo essencial.

Para fazer em casa é só misturar em um recipiente algumas gotinhas de óleo essencial em água (a proporção da solução deve ser feita de acordo com o fabricante), misturar a solução e aplicar nos cômodos da sua casa da forma que preferir.

Essa técnica também é muito utilizada pois você pode aplicar a solução no cômodo que preferir, nas camas, travesseiros, sofás, cobertores e etc., deixando todo o espaço mais aconchegante e com um aroma agradável.

5. Velas

Há algumas velas que são elaboradas com óleos essenciais em sua composição, são chamadas de velas curativas.

O cheiro é incrível e é uma ótima opção para quem já tem o hábito de acender velas, pois une todas as vantagens da vela na decoração aos benefícios dos óleos na saúde e bem-estar.

Fonte: Vogue

6. Massagem

Essa é a forma perfeita de aplicar o óleo diretamente na pele, pois ao mesmo tempo em que o óleo é espalhado sobre a pele a massagem estimula a circulação sanguínea fazendo com que o efeito do óleo seja mais efetivo.

Para realizar a massagem o óleo essencial deve ser misturado à um óleo vegetal, como o óleo de coco, por exemplo. Essa terapia é ótima para tratar dores musculares e articulares, problemas de pele e infecções.

Mas lembre-se: para saber a proporção correta e quais óleos são indicados para essa terapia, consulte um especialista.

7. Banhos

Talvez a forma mais relaxante de utilizar a aromaterapia é durante os banhos. Essa técnica permite os benefícios da massagem e da inalação em conjunto, pois ao mesmo tempo que o óleo está em contato com a pele o vapor da água permite a inspiração do óleo.

Principais aromas

Abaixo estão alguns dos óleos essenciais mais utilizados nesse tipo de terapia e quais os benefícios de cada um, há várias opções e os efeitos podem variar. Confira:

1. Alecrim

Esse óleo é indicado para situações de: cansaço mental, falta de memória, dificuldade em se concentrar, dores de cabeça, enxaquecas, dores musculares e articulares.

2. Lavanda

É uma ótima opção para quem sofre com problema de insônia, além disso também é indicado para excesso de estresse, dores de cabeça e problemas respiratórios.

3. Camomila

Uma erva muito conhecida pelos chás agora virou óleo essencial, e os benefícios são basicamente os mesmos. Esse óleo é recomendado para excesso de estresse, tensão muscular e para melhorar o funcionamento do sistema urinário.

4. Limão

Um dos óleos mais procurados é o de limão, isso acontece por causa de seus benefícios que são: melhora da concentração, controle da ansiedade e do estresse, melhora no sistema imunológico, ajuda na digestão, aumenta a disposição e controla a febre.

5. Canela

Possui um cheiro muito característico e intenso que muitos amam, entre os efeitos estão: redução do cansaço físico e mental, ajuda a controlar as cólicas menstruais, reduz a dor de cabeça e a irritabilidade e melhora a concentração.

Essas são apenas algumas opções de óleos essenciais, há muitas outras essências no mercado e os benefícios são vários. Todos os óleos utilizados na terapia têm benefícios, cada um funciona de uma forma diferente em cada organismo, por isso é sempre importante consultar um especialista para ter melhores resultados ✨ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s