Com esse friozinho em vários estados do Brasil nada melhor do que espalhar algumas velas pela casa, que além de deixarem o ambiente mais aconchegante e quentinho ainda decoram de forma muito elegante. Mas você já sabe a melhor forma de cuidar para que as suas velas durem mais tempo? Confira as nossas dicas a seguir.
1. Realize a primeira queima corretamente
A primeira queima de uma vela é a mais importante, isso porque ela precisa de um cuidado especial para que as próximas queimas proporcionem uma experiência tão boa quanto a primeira.
As velas possuem memória, por isso é fundamental que você deixe toda a cera do topo derreter antes de apagar a vela. Quando uma vela é acesa a sua cera começa a derreter em forma de círculo do centro (onde está o pavio) para as extremidades (em direção ao porta-velas), deixe que esse círculo se complete chegando até o porta-velas e apenas depois você pode apagá-la quando preferir.
2. Apare o pavio
Antes de acender uma vela que já foi utilizada lembre-se sempre de aparar a parte queimada do pavio. Você pode cortar cerca de meio centímetro do pavio ou toda a parte que foi queimada (a depender do tamanho do pavio). Há alguns aparadores específicos disponíveis no mercado, mas você também pode utilizar uma tesoura ou outro material que tenha em casa.
Essa dica é importante para evitar que a vela produza uma chama muito alta e a fumaça escura, mantendo o bom desempenho da sua vela.

Fonte: Wolf & Badger
3. Não assopre a vela
E nem apague a vela com os dedos. O ideal é que se apague as velas com um abafador próprio ou com a própria tampa. Dessa forma você não corre o risco de se queimar, e também evita que as fuligens caiam na cera mantendo o aroma da vela por mais tempo.

Fonte: The Candle
4. Fique atento ao tempo de queima
Cada tamanho de vela possui um tempo máximo que pode permanecer acesa, essa indicação vem nas especificações do fabricante e funciona para evitar acidentes. Por isso fique atenta ao tempo de cada vela e apague-as assim que atingirem o limite máximo de tempo que podem ficar acesas.

Um comentário sobre “4 cuidados para fazer as suas velas durarem mais”