A importância de ter um público-alvo bem definido

Conhecer o público-alvo do seu negócio é essencial para o crescimento da sua marca. Apenas quando você traçar e compreender bem o perfil dos seus consumidores você encontrará a melhor maneira de se comunicar e entender quais os gostos e expectativas que eles possuem sobre a sua loja. Conhecê-lo é fundamental para aumentar as suas vendas e fidelizar os seus clientes.

O que é?

O público-alvo nada mais é do que um grupo de pessoas com características em comum que consomem os seus produtos e ninguém melhor para defini-lo do que você. É para esse grupo que você irá direcionar a sua publicidade e consequentemente as suas vendas.

Por que fazer?

Apenas definindo qual o público alvo da sua loja você irá conseguir a melhor maneira de se comunicar com os seus clientes. A comunicação personalizada para cada tipo de consumidor é essencial para que você consiga convencer o seu cliente a efetivar a compra e até mesmo a voltar a comprar na sua loja mais vezes.

Como definir o público alvo da minha empresa?

Nós separamos algumas dicas para que você consiga definir o público-alvo da sua loja e comece a alcançar de forma certeira as pessoas que possuem interesse nos seus produtos, confira:

1. Faça uma pesquisa com os seus clientes

Qual a melhor forma de conhecer os seus clientes? Perguntando à eles! Conheça os seus atuais clientes e entenda o comportamento deles, dessa forma você reduz as chances de errar na definição do público-alvo.

Crie uma lista com as principais perguntas que você deverá realizar aos seus clientes, assim você conseguirá definir o seu público com base em dados reais e não em achismos. Algumas perguntas que você pode realizar são:

  1. Qual a sua expectativa ao comprar o meu produto?
  2. Qual tipo de experiência você procura quando frequenta a minha loja de decoração?
  3. Quais são as suas principais fontes de busca quando procura por lojas de decoração?

Com as respostas em mãos você já conseguirá ter uma boa noção do que esperar do seu público-alvo.

2. Faça algumas perguntas à você

Ninguém conhece a sua loja e os seus produtos mais do que você, por isso não há ninguém melhor para responder as seguintes perguntas:

  • Quem compraria o meu produto?

Muitas pessoas irão olhar para os seus produtos e pensar “eu teria um vaso desses na minha casa” e outras irão falar “eu compraria esse vaso para decorar a minha casa”, e por mais semelhantes que pareçam os dois pensamentos há uma diferença muito grande entre eles. De um lado está o desejo e do outro o verdadeiro poder aquisitivo da compra.

Se você conhece e entende o seu produto você terá facilidade para definir os potenciais clientes da sua marca e a lista de perguntas da primeira dica pode te ajudar nessa etapa.

  • Quem são os meus concorrentes?

Conhecer os seus concorrentes pode ser um ótimo parâmetro para entender se você está no caminho correto.

Primeiro procure saber quem são os seus concorrentes, considere como concorrentes aqueles que vendem produtos semelhantes aos seus, pois há inúmeras lojas de decoração mas nem todas atendem o mesmo público que você.

Depois de definir quais são, observe como eles comunicam os produtos, onde os promovem, se possuem algum diferencial no atendimento ao cliente, etc. Isso irá te ajudar a direcionar um pouco mais a oferta dos seus produtos.

3. Defina algumas variáveis

É extremamente importante você definir algumas variáveis para poder direcionar as suas vendas para as pessoas corretas. Agora que você já sabe quem pode ser um cliente em potencial você pode defini-lo da seguinte forma:

  • Sexo

O seu público-alvo é definido na maior parte por mulheres ou homens? Se for igualmente dividido você pode orientar à publicidade à todos os gêneros.

  • Idade

Por mais que você possua decorações infantis na sua loja você deve direcionar a sua propaganda àqueles que de fato irão efetivar a compra. Se atente à idade daquelas pessoas que comprariam o seu produto.

  • Localidade

Você deve direcionar as suas campanhas de publicidade para a localidade certa. Se você possui uma loja física e não realiza entregas em outras cidades, a sua propaganda deve acontecer apenas na área em que a sua loja está localizada. Seguindo essa lógica você conseguirá atingir as pessoas certas nos lugares certos para adquirirem a sua mercadoria.

  • Interesses

Faça a sua publicidade direcionada ao público que demonstra interesse nos seus produtos. A maior parte das pessoas que demonstram interesse por produtos de decoração são mulheres adultas, então não seria interessante fazer propaganda direcionada para o público masculino ou infantil por exemplo.

4. Documente todas as informações

Agora que você já possui o seu público-alvo definido deixe todas as informações que você pesquisou documentadas, isso garante que você não irá perder os dados do seu público-alvo e também não precisará realizar pesquisas futuras que demandam muito tempo e dinheiro.

Já defini, e agora?

Agora você precisa saber como aplicar essa estratégia no dia a dia de sua loja, seja ela virtual ou física. Saber quem é o seu público serve para que você ambiente o seu espaço, escolha os seus produtos, defina os preços e crie a sua publicidade para as pessoas corretas, dessa forma você conseguirá aumentar as suas vendas pois estará conquistando os clientes certos.

Vamos a alguns exemplos: os produtos que você oferece na sua loja devem corresponder ao nível socioeconômico do seu público-alvo que você já deve ter definido anteriormente. Em lojas de artigos de luxo não há espaço para produtos mais populares, o mesmo funciona para o contrário, lojas populares não irão vender produtos de preços muito elevados.

A ambientação também deve ser pensada a fim de atrair o público que você já conhece, por exemplo: as músicas que irão tocar na sua loja devem ser pensadas a fim de combinar com a imagem da sua loja e também de atrair os seus clientes, escolha músicas que deixarão o seu público-alvo a vontade.

Agora você já sabe como definir o seu público-alvo para alavancar as vendas do seu negócio, mas se você ainda tem alguma dúvida escreva pra gente nos comentários ✨

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